Monday, June 13, 2011

Conduzir um kart para iniciantes

Registo aqui um conjunto de dicas para ajudar quem se quiser iniciar no karting para efeitos recreativos. Para competição é outra história :)
Assume-se aqui que se usa os karts de aluguer, normalmente 270cc 4T com variador (tipo as scooters) com cerca de 6cv, os mais indicados para iniciantes. Dependendo da pista e da afinação atingem cerca de 80km/h. Estão disponíveis na maior parte dos kartódromos por cerca de 1€/min.

Vestuário:
- Não tendo um fato de macaco usar jeans justos (mas não apertados) e uma camisola de manga comprida (devido às queimadelas dos cotovelos no motor). Não usar roupa nova pois o mais certo é ficar suja de óleo. Nada de cordões, fitas, etc que possam ficar presos.
- Ténis macios sem cordões largos (para não ficarem presos).
- Se tiver cabelo comprido prenda-o.
- Luvas, mesmo as de BTT sem dedos são melhor que não usar luvas.
- Óculos (por ex. escuros) velhos, a viseira dos capacetes dos kartódromos costuma estar muito riscada e a areia e borracha que salta da pista faz doer os olhos.

Quando:
- Escolher um dia em que não esteja muito calor. Chuva e pista molhada/húmida são completamente de evitar. Condução com pista molhada é outra história :)
- Escolher uma altura em que estejam poucos karts em pista, principalmente os de aluguer. É mais seguro andar em pista com os karts de competição que normalmente sabem-se comportar em pista.

Preparação:
- Dentro das boxes manter-se sempre atento ao lado da entrada. Levar com um kart nos tornozelos não tem piada.
- Ouvir com atenção os conselhos que o responsável no kartódromo lhe dê (o que pode e não pode fazer, regras especiais, etc).
- Hidrate-se antes e depois de andar de kart.
- Familiarize-se com o kartódromo: curvas, entrada/saída das boxes, etc.

Algumas regras gerais:
- A pista só tem um sentido. NUNCA andar no sentido errado. No caso de fazer um pião e ficar em sentido contrário deve primeiro verificar se pode fazer um U em segurança e só depois fazê-lo.
- As boxes têm uma entrada e uma saída. Use-as na ordem correcta. Para todos os efeitos as boxes SÃO pista, portanto aplicam-se as mesmas regras.
- Ao entrar na pista verifique se o pode fazer em segurança.
- 20 ou 30 metros antes de sair da pista (e antes de levantar o pé do acelerador) levante e mantenha erguido o braço até entrar nas boxes para assinalar aos outros pilotos. Dentro das boxes páre no local que lhe indicarem.
- Na maior parte dos kartódromos avisam quando o tempo está para terminar (normalmente de braço no ar). Dê mais uma volta completa e entre nas boxes.
- Se por acaso se despistar ou fizer um peão NÃO SAIA DO KART. O sítio mais seguro para estar é dentro do kart. Levante o braço para assinalar a sua situação para os outros pilotos e para o responsável pelo kartódromo. Aguarde por ajuda.
- Se quiser dizer a um piloto atrás de si que o deve passar aponte com o dedo (e braço esticado) o lado pelo qual o piloto o deve passar. Analogamente, se outro piloto lhe indicar passagem deve fazê-lo pelo lado que ele indicar.
- Os karts não são carrinhos de choque. Bater contra outro kart, mesmo com as protecções, dói!

Condução:
- O kart tem dois pedais: no pé direito o acelerador e no pé esquerdo o travão. Cuidado com o travão no início pois o pé esquerdo usualmente tem pouca sensibilidade para travar (está habituado à embraiagem).
- A direcção é directa, ou seja, vira muito pouco e não é assistida. Prepare-se para fazer força.
- Nas curvas evite pendurar-se no volante. O peso do corpo deve ser suportado pela bacquet (banco). Encoste-se à bacquet do lado exterior da curva.
- Na primeira volta habitue-se com os pedais e direcção.
- Quando já tiver alguma experiência lembre-se de aquecer os pneus uma ou duas voltas. A diferença de aderência entre um pneu frio e um quente é muito grande.
- A travagem deve ser feita enquanto se vai a direito antes da curva. Nunca travar no meio de uma curva.
- Para fazer uma curva aproxime-se pelo lado exterior da mesma a travar. Deixe de travar e comece a virar, mantendo pelo menos meio acelerador, de forma a passar pelo apex da curva (o "bico" da curva) de forma a terminar a curva no exterior. Depois de passar o apex aumente gradualmente o acelerador de forma a ir acelerador a fundo quando terminar a curva. Ver imagem seguinte.
- Se houver outros karts em pista com pilotos mais experimentados tente fazer as mesmas trajectórias que eles. Lembre-se, está a aprender.
- Se o kart fugir de traseira, tente compensar virando o volante para o lado que o kart está a fugir (o chamado contra-brecar). Esta é uma manobra que demora muito tempo a aprender. Não desista por inicialmente fazer uns piões :)
- Nunca trave e acelere ao mesmo tempo.
- As ultrapassagens têm normalmente lugar em dois sítios: depois de uma curva ou na travagem para uma curva. Depois de uma curva é a ultrapassagem mais simples: fez a curva melhor e ultrapassa em aceleração. A ultrapassagem na travagem é mais complicada: normalmente não tem a linha óptima e precisa de travar mais tarde que o adversário. Evite fazer este tipo de ultrapassagem nas primeiras vezes que andar.
- Mantenha-se na trajectória. Normalmente o resto da pista está suja com pedaços de borracha (os "berlindes"). Evite sujar os pneus pois perdem aderência.

Boas corridas!

1 comment:

  1. Errrr, eu vou deixar para a próxima encarnação, qd eu vier homem, ou quem sabe uma mulher menos vaidosa :)), beijinhos.

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